Guia do Viajante

Voltar para Guia do Viajante

Banheiro

Banheiro

O Banheiro ( Yokushitsu to Toire )

Banheira:

No Japão, a banheira é quadrada e é menor do que a ocidental. A maneira de tomar banho é totalmente diferente. Primeiro, você tem que se lavar e se enxugar antes de entrar na banheira.

Os japoneses gostam muito de tomar banho em água muito quente para se relaxar e, geralmente fazem isso à noite, antes de dormir. Se você mora só e seu banheiro tem uma unidade de gás anexo à banheira, pode esquentar a água como você quiser.

Como nesse tipo de banho, os japoneses usam a mesma água, quem toma o banho por último esvazia a banheira.

Vaso sanitário:

No Japão há tanto o do tipo ocidental como o do tipo japonês. O estilo japonês é considerado por muita gente mais higiênico do que o ocidental, porque nenhuma parte do corpo tem contato com o vaso, mas note bem a maneira de usá-lo.

Há banheiros públicos pelas ruas, mas note que alguns deles não oferecem papel higiênico. Outra curiosidade é que no Japão, o papel higiênico pode ser jogado dentro do vaso sanitário. Mas, quando você for ao interior do país, encontrará muitos vasos sanitários que não tem água de descarga.
Atenção: depois de usar o banheiro, não se esqueça de fechar a porta, pois os japoneses preferem manter este lugar sempre fechado.

Washlet:

No Japão é raro encontrar o bidê, mas, recentemente, passou-se a instalar o "Washlet" em suas próprias casas.
O "washlet" funciona como bidê, mas não está separado do sanitário. Você torce o botão que está adaptado ao sanitário. Neste caso a água morna espicha. Apertando o outro botão, sai o vento para secar. Mas tenha cuidado de torcer o botão, conforme a indicação do uso do sanitário, isto é, enquanto ainda você está sentado. Pois, ao contrário, você correrá o perigo de se molhar e de inundar o chão.

Veja também:

• Compras • Lugares Públicos • Civilidade • Comportamento • Comida